Por: Lucas Dias Postado Dia: 3 de março de 2017 Em: Criação de Sites, Marketing Digital Comentários: 0

Provavelmente você sabe o que é um blog. Pode ser que um dia tenha tentado fazer um e depois abandonou. Ou então você acompanha alguns blogs de assuntos do seu interesse. Talvez você já pensou em fazer um blog para a sua empresa, mas esse projeto sempre ficou pra depois.

Atualmente, o blog é uma ferramenta de marketing digital muito utilizada pelas empresas para gerar conteúdo relevante do seu segmento e atrair leitores, gerando interatividade com eles. O blog serve como forma de relacionamento com os seus clientes. Ali você vai publicar as novidades do seu negócio, explicar produtos e serviços, receber feedback, saber o que o seu público necessita, descobrir pontos negativos e positivos da sua marca e várias outras coisas que vão te ajudar a obter mais credibilidade para a sua empresa e consequentemente aumentar o seu faturamento.

O que acontece é que as pessoas em geral têm algumas objeções quando se trata de investir em marketing, mais ainda quando falamos de marketing digital. Vamos mostra algumas a seguir, para você entender melhor a realidade do mercado digital no Brasil e descobrir de fato por que a utilização do blog corporativo é tão importante atualmente para qualquer negócio, independente do porte, local ou setor.

1. Por que ter um site ou blog se eu não vendo pela internet e tenho uma pequena empresa?

De fato que  grandes empresas montam um site para vender seus produtos na internet e um blog para promovê-los, mas há algum tempo esta realidade mudou, pois pequenos empresários vêm investindo pesado em marketing digital para expandir seus  negócios.

Se você for um contador, confeiteira ou tem um salão de beleza, por exemplo, se você tem um negócio local, você pode fazer uma página mostrando o seu estabelecimento, a sua equipe, se houver, os seus produtos, colocar o endereço, telefone para contato e tudo mais que um site tem que ter; e pode utilizar o blog para escrever sobre o seu segmento, neste caso, contabilidade, confeitaria e beleza, atraindo mais clientes para a sua empresa e gerando mais interatividade com a sua audiência.

Outro ponto importante é em relação à pesquisa no Google. Ter um site/blog próprio é muito mais relevante para os mecanismos de busca do que simplesmente aparecer nos guias de endereço e telefone da sua cidade. Portanto, se você é contador e tem um site do seu escritório, com certeza quando alguém procurar no Google ‘’escritório de contabilidade de (sua cidade)’’ o seu vai estar nas primeiras posições e o interessado provavelmente vai clicar e te procurar.

Claro que o seu site e blog devem ter uma boa aparência e um bom conteúdo, para gerar uma boa primeira impressão, pois será o primeiro canal entre você e o seu público.

2. Já estou nas redes sociais. Por que um site?

As redes sociais são ferramentas fundamentais para as empresas, mas uma não substitui a outra.

Vamos supor que você divulga seu trabalho no Facebook. Ótimo! Porém, sem um site com domínio próprio, sua estratégia pode ser ineficaz, pois para onde você vai levar seus seguidores? O ideal é usar as mídias sociais para gerar engajamento e tráfego para o site, ou seja, para complementar o trabalho já realizado no site e no blog.

Agora que falamos do que impede as pessoas de terem um site, vamos falar por que elas precisam ter.

1. Ser encontrado na internet

Tudo nós procuramos na internet, não é verdade!? Absolutamente tudo! Qualquer dúvida, vamos correndo para o Google e quase sempre encontramos uma resposta satisfatória. Portanto, ter um site é a forma mais simples de ser encontrado no Google. Um site bem otimizado para você aparecer primeiro na lista e um blog com bom conteúdo para solucionar os problemas do seu público e sair na frente dos concorrentes.

2. Ter autoridade e credibilidade

Você recebeu dois cartões de visitas, um com site da empresa, e-mail com domínio próprio e o outro sem site e com e-mail do yahoo. Em qual você confiaria mais?

Você faz uma busca no Google e encontra duas empresas, uma com site próprio e blog com conteúdo interessante sobre o que você procura e a outra só com uma página no Facebook. Em qual você confiaria mais?

Com certeza o site proporciona muito mais autoridade e credibilidade para a empresa. É possível personalizar o site e o blog com a cara da empresa, colocar logo, cores, layout e tudo mais para ficar bem apresentável e receber o visitante da melhor forma possível.

3. Expandir o negócio

Se o seu objetivo é ampliar a sua empresa, o site é uma ótima ferramenta para isso. Através dele você não precisa ir atrás dos seus clientes, pois eles vão até você.

Para isso é necessário um trabalho bem feito de SEO para você ser encontrado nos motores de busca, assim como publicar bons conteúdos no blog com frequência.

Aqui na Agência Negretti nós fazemos esse trabalho, desde a criação do site/blog até a geração de conteúdo e trabalho de otimização. Valorizamos muito este canal como ferramenta de marketing digital e nas nossas reuniões com clientes sempre deixamos claro a importância de ter se um site para expandir o negócio.

4. Relacionamento com a audiência

Bom relacionamento com os clientes é muito importante hoje em dia, pois as pessoas têm muitas opções de compra, tem muita concorrência no mercado e o cliente pesquisa muito antes de comprar.

Então mantar a sua audiência antenada no seu negócio pode ser um diferencial. Com o blog isso fica mais fácil. Publicar assuntos interessantes que solucionem problemas do seu público. Responder comentários. Fazer vídeos. Ter um chat no site, dentre outras possibilidades que esta ferramenta pode te oferecer para se relacionar melhor com os seus clientes e futuros clientes.

5. Aumentar as vendas

Tudo isso que nós falamos tem um objetivo maior que é ‘’vender mais’’. Depois de atrair, converter e relacionar com o seu público, chegou a hora de vender. Vender um produto, um serviço ou uma ideia. Seja lá o que for, o objetivo final do marketing é sempre aumentar as vendas. E como já falamos que o site/blog é uma ótima ferramenta de marketing digital, concluímos que ele vai te ajudar nas vendas.

Se o seu negócio ainda não tem um site, comece a pensar nessa possibilidade. Estamos à disposição para tirar suas dúvidas e mostrar como trabalhamos. Visite nosso site e entre em contato. Não perca mais tempo! Hoje em dia trabalhar com site não é mais um bicho de sete cabeças. A Negretti Marketing Digital trabalha com transparência e simplicidade e oferece todo o suporte que nossos clientes precisam.

Se você já possui um site e não tem bom resultados, talvez seja a hora de analisar o que foi feito até aqui e planejar novo design, otimização, linguagem, velocidade, layout e não ficar parado no tempo. O mercado está ligado e você não pode ficar pra trás.

Esperamos que você tenha gostado deste post e tenha tirado suas dúvidas sobre a importância dos blogs corporativos e dos sites para um negócio.

Até a próxima!

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